21 de janeiro de 2019

[FOTOS] ISD inicia curso de Paradesporto destinado a profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação


Na última sexta-feira (18), foi realizada a primeira aula do curso de Paradesporto oferecido gratuitamente pelo Instituto Santos Dumont em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba e a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). O curso é destinado a profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação, serão cinco encontros oferecidos uma vez por mês e o primeiro tema foi “Desafios e perspectivas do treinamento esportivo adaptado: muito além da saúde” com uma mesa-redonda sobre "A importância do esporte na socialização da pessoa com deficiência".

A equipe do Cidadão Macaibense acompanhou algumas atividades e conversou com Camila Simão, Coordenadora da Reabilitação Física do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS/ISD) e com Márlon Madson, um dos profissionais selecionados.


"Essa parceria possibilitou na tarde de hoje uma experiencia nova para profissionais das áreas da saúde e educação. Pretendemos ao longo dos encontros inserir os participantes nas práticas paradesportivas com crianças e adolescentes atendidas no CEPS, são crianças e adolescentes com lesão medular congênita ou adquirida. Vamos juntos fortalecer a inclusão, a participação social da pessoa com deficiência através do esporte promovendo a reabilitação ou habilitação do paciente". relatou Camila Simão, Coordenadora da Reabilitação Física do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS/ISD)


"Na primeira aula já conseguimos perceber a importância do tema, a inclusão passa pelo físico e o emocional da criança. É um questão que me emociona e me admira muito, na minha area foi raro os momentos que me deparei com o paradesporto, por isso acredito que as atividades que irei realizar no curso vai ampliar minha atuação como profissional de educação fisica. Parabéns a todos os envolvidos nessa parceria." disse Márlon Madson, Profissional de Educação Física e equipe do Núcleo Ampliado de saúde da Familia (NASF)

Edgard Morya, Matheus Dantas, Thaísa Souza, Camila Simão e Décio Dias

O evento contou com a presença de Edgard Morya (Coordenador de Pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra _ IIN-ELS/ISD), Matheus Dantas (Coordenador da Região Nordeste da ANDE e Presidente da APARN) Thaísa Souza Dantas (Mestranda em Neuroengenharia do IIN-ELS/ISD e Professora da Uninassau), Camila Simão (Coordenadora da Reabilitação Física do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi _CEPS/ISD) e Décio Dias Comes (Gestor Nacional do PROFESP e Presidente do IAEEC).

Os próximos encontros serão nos dias 15/02/19, 23/03/19, 13/04/19 e 25/05/19, em Macaíba (RN). Os participantes com pelo menos 75% de presença receberão um certificado. Essa iniciativa tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Programa Força no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa; Instituto Asas para Esporte, Cultura e Cidadania (IAECC) e Ortorio.

______________
MAIS FOTOS: 
Instituto Santos Dumont: CLICK AQUI
Facebook Cidadão Macaibense: CLICK AQUI

Matéria relacionada:
ISD oferece curso na área de paradesporto a profissionais de saúde e educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha consciência do que você vai comentar.