17 de fevereiro de 2019

Escritor macaibense prova que os Medeiros do Seridó são descendentes de judeus


Por Anderson Tavares de Lyra - Blog História e Genealogia 

Sabemos que o Seridó (região geograficamente situada entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba) possui raízes judaicas e que o Prof. Marcos Filgueira publicou a ligação entre Caetano Dantas Correia e Clara Afonso, de Barcelos, filha de Junca Montezinho e Micol, entre tantos outros ramos ainda mais expressivos no seu renomado livro “Os judeus foram nossos avós”. Exímio pesquisador há décadas, sempre ético, disponibilizou inclusive gratuitamente essa grande obra.

“Muitos potiguares descendentes dos Medeiros do Seridó podem requerer reconhecimento de sua ascendência judaica e obter as cidadanias portuguesa e espanhola”. declarou o escritor.

Em 2017 escrevi e publiquei em meu blog um artigo intitulado “Ancestrais dos irmãos Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos, troncos da Família Medeiros do Seridó no Rio Grande do Norte”  e prosseguimos nas buscas e conseguimos localizar um documento fundamental, e que prova a ancestralidade judaica dos Medeiros do Seridó. O documento é acessível gratuitamente, através do site da Torre do Tombo.

“Trata-se do PROCESSO POR CRIME DE JUDAÍSMO DE ÁGUEDA MONIZ, sobrinha de BEATRIZ MARQUES, TETRAVÓ de RODRIGO DE MEDEIROS ROCHA e de SEBASTIÃO DE MEDEIROS MATOS, PATRIARCAS DOS MEDEIROS DO SERIDÓ”, explicou Anderson em seu blog.

Logo abaixo encontra-se a linha ascendente dos irmãos Rodrigo e Sebastião de Medeiros até Beatriz Marques já descrita há muitas décadas por Gaspar Frutuoso em “Saudades da Terra” e publicada posteriormente por José Augusto Bezerra de Medeiros em seu livro “Seridó”.

Beatriz Marques

(cristã-nova, irmã de Elvira Marques e tia materna de Águeda Moniz)


Beatriz Furtado


Maria de Medeiros


Maria de Medeiros Rocha


Maria de Medeiros Pimentel


Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos


Matéria na íntegra: Blog Macaíba News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha consciência do que você vai comentar.