11 de fevereiro de 2019

Riacho do Sangue: Escola Municipal José Mesquita completa 35 anos


A Escola Municipal José Mesquita, localizada na comunidade de Riacho do Sangue ás margens da RN 160, 9km do centro de Macaíba chegou aos 35 anos de atividades em 2019. Fundada no dia 24 de janeiro de 1984, as condições de funcionamento eram precárias, a escola era composta apenas por duas salas de aula, direção e secretaria em conjunto, cozinha, dois banheiros e oferecendo apenas o Ensino Fundamental I.

Em 2003, devido ao aumento da demanda de alunos, a escola passou a oferecer o Ensino fundamental II funcionando em (02) dois turnos. Trata-se, portanto, de uma escola de porte médio, situada em uma comunidade, onde a maioria das famílias insere-se no mercado de trabalho informal sobrevivendo de subempregos, agricultura de subsistência e dos programas sociais do Governo Federal.

A gestão atual é do Sr. Reginaldo da Silva, funcionário efetivo do quadro municipal, Pedagogo e Especialista em Gestão Escolar; e pelo servidor Francisco das Chagas da Silva, licenciado em música. A escola hoje conta com duas modalidades (Infantil e Fundamental I e II), 250 alunos e 30 funcionários.

A estrutura é composta por 6 salas de aulas, 01 secretaria/diretoria, 01 sala multifuncional (sala de informática, biblioteca e almoxarifado), 04 banheiros (sendo 01 adaptado) e 01 cozinha. Oferecendo duas modalidades de ensino: Infantil (funcionando em um prédio anexo) e fundamental (séries iniciais e finais), a escola comporta hoje um total de 250 alunos oriundos da própria comunidade e adjacências distribuídos nos dois turnos (matutino e vespertino) e conta também com uma equipe de 30 profissionais distribuídos nas áreas pedagógica, administrativa e de apoio.

Recursos

O P.D.D.E Básico - Programa de Dinheiro Direto na Escola, MAIS EDUCAÇÃO – Educação Integral e MAIS ALFABETIZAÇÃO são alguns dos recursos financeiros que a escola recebe do Governo Federal administrados pela Caixa Escolar. A Escola encontra-se em fase de elaboração do Regimento Escolar. O Conselho Escolar foi instituído no ano de 2013 e conta com um cronograma de reuniões sistemáticas.

Conquistas e Projetos

Luta Olímpica: Mário Roberto, Abdias Silva, Polýanne Coutinho e Luan Pereira

Atual campeã dos jogos escolares da cidade JEMAS'S e do Estado JERN'S na competição de Luta Olímpica, a escola também realiza projetos como o Saberes e Sabores da Cultura Nordestina com o objetivo de fazer ações pedagógicas para a ampliação/desenvolvimento dos aspectos cognitivos, social e afetivo dos discentes, o que consequentemente afetará também os docentes da escola. Desfile Cívico onde os alunos e a banda marcial abordam temas pré-definidos pela Secretaria de Educação.

Projeto Saberes e Sabores da Cultura Nordestina


Desfile Cívico 2018

Outro projeto interessante que a comunidade escolar realiza é o "OSCAR - AND THE OSCAR GOES TO... JOSÉ MESQUITA!" produzido pelo professor de Língua Inglesa, Heverton Duarte Fernandes, realizado entre 2017/2018 para as turmas de 8º e 9º anos visando trabalhar o inglês numa proposta cultural e lúdica, elegendo o Oscar como suporte didático e intelectual. Os alunos assistem 7 filmes em língua inglesa e legendados em português; votam em 12 categorias (excelente, good, regular, bad); voluntários representam cada filme e, se conclamados, agradecem em inglês em solenidade festiva.

Projeto OSCAR: Guilherme Costa (Mister Macaíba 2018), Clarissa Matias (Miss Macaíba e Miss RN 2017) Prof. Heverton Duarte, Reginaldo da Silva e Breno Morais (Mister SGA 2018)

Jurados do OSCAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha consciência do que você vai comentar.