12 de setembro de 2019

Historiador descobre documento que comprova o nome completo da poeta Auta de Souza



Neste antigo recibo datado de 21 de agosto de 1889 e emitido pelo Colégio São Vicente de Paulo, no Recife/PE, foi onde consegui a prova para o que antes era especulação: O nome completo de Auta de Souza que era AUTA HENRIQUIETA DE SOUZA. Descobri o documento em 2001. Na época, não dei publicidade ao que encontrei e somente comentei com alguns amigos próximos, entre os quais Rejane Cardoso, que divulgou o fato na reedição do livro Memórias, de Eloy de Souza, 2008.

Acervo - Instituto Tavares de Lyra

Este documento pertence hoje ao acervo documental do Instituto Tavares de Lyra e está inserido em uma extensa documentação com cerca de 10 volumes, que retrata toda movimentação financeira da firma e dos herdeiros órfãos. Existem diversas procurações com assinaturas de Auta e de seus irmãos Eloy, Henrique Castriciano e João Câncio. Todos os gastos da d. Silvina de Paula Rodrigues, a Dindinha, estão meticulosamente arrolados em vários relatórios, inclusive, com as receitas médicas de Auta anexas.

Estes documentos me chegaram às mãos por meio do acervo de meu tio Luís Tavares de Lyra, amigo e admirador de Auta de Souza e que foi um dos advogados, já nos últimos anos, da massa falida da antiga Firma comercial Paula, Eloy & Cia., pertencente ao pai e ao avô materno da poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha consciência do que você vai comentar.