1 de fevereiro de 2020

Fátima Bezerra entrega sementes crioulas para agricultores rurais, indígenas e acampamento da reforma agrária


Governadora entrega sementes crioulas a agricultores familiares de comunidades indígenas e rurais e de acampamentos da reforma agrária. O Programa Estadual de Sementes Crioulas é inédito no RN e um dos maiores do Brasil!

Um dos objetivos do programa é o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da compra direta de sementes e distribuição aos agricultores e resgate da valorização das sementes crioulas, que são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores da terra.

O Programa é realizado em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e terá 3 mil famílias beneficiadas de 36 municípios do RN. Foram investidos R$ 600 mil na compra de 50 toneladas, sendo a maior aquisição de sementes crioulas do Brasil até então.

Serão distribuídas sementes de milho, feijão, sorgo, castanha de caju, fava e arroz vermelho. Os tipos de sementes foram definidos pelos próprios agricultores, por serem os mais tradicionais. A ação garante a reposição de estoques das sementes, mantendo a qualidade da produção.

Além da Conab, o programa também conta com a parceria da Sedraf, Emater-RN, Uern, Ufersa, ongs, Asa Potiguar, Fetarn, Fetraf, MST, Cooperativa Central da Agricultura Familiar do RN (Cooafarn), Fundação Nacional do Índio (Funai), além de associações e casas comunitárias de sementes crioulas.

Assecom/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha consciência do que você vai comentar.