4 de abril de 2020

Macaíba: Feirantes e clientes tentam se adequar às recomendações da Prefeitura

Créditos: Cidadão Macaibense

Na última quarta-feira (1), foi realizada uma reunião na sede da prefeitura de Macaíba, conduzida pelo Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19 e que contou com a presença de feirantes e comerciantes. Na reunião foi definido o retorno da feira livre e houve uma lista de recomendações para serem seguidas, uma ata foi lida, aprovada e assinada por todos os presentes.

Hoje, sábado (4), era visível o desejo e alegria dos feirantes em trabalhar, ter sua banca e alimentos para vender. Percebemos que algumas medidas foram seguidas e outras foram ignoradas. Qualquer ação para evitar o contágio é válida seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.O macaibense precisa fazer mais, ainda está subestimando o vírus e não segue totalmente as medidas de proteção. Em alguns momentos a aglomeração das pessoas era grande.

Créditos: Cidadão Macaibense

Segue abaixo nossa avaliação (Blog Cidadao Macaibense) sobre a feira de hoje, sábado 4 de abril;

Medidas seguidas: Entre as medidas seguidas a risca está a proibição de alimentos no chão e a feira exclusiva para feirantes de macaibenses. Os feirantes e comerciantes ficaram atentos para que os alimentos e produtos não tivessem contato com o chão. Algumas bancas estavam vazias pois pertenciam a feirantes de outras cidades.

Medidas seguidas em parte: O afastamento das bancas não foi seguido por todos, muitas delas estavam há meio metro de outra banca, em outros locais estava há quase 2m, o recomendado é 1,5m. Os materiais de proteção como álcool, máscaras e luvas foram adquiridos e usados.

Medida que NÃO foi seguida: Uma medida que acreditamos ser quase impossível de ser seguida hoje foi a proibição dos idosos na feira. Uma curta passagem pela feira e você encontraria um ou dois batendo um papo na praça Augusto Severo. Outro grupo conversando e brincando com a situação.

A prefeitura alertou que a continuidade da feira livre vai depender do comportamento de todos, feirantes e clientes. Todos devem evitar a aglomeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha consciência do que você vai comentar.