12 de julho de 2021

Feira Solidária traz novidades na sua 5ª edição


Por Ramon Soares

A Feira Solidária é um movimento que articula uma rede de voluntários e instituições parceiras na tentativa de fomentar ações que visam incentivar a comercialização de alimentos organizadas em uma cadeia mais curta e justa, beneficiando especialmente os produtores da agricultura familiar, como também pessoas em situação de vulnerabilidade social, pois estes foram afetados dramaticamente pelos efeitos da pandemia. Em quatro edições, a Feira ajudou a escoar a produção de alimentos de seis assentamentos da agricultura familiar, arrecadando e distribuindo mais de 15 toneladas de alimentos que foram transformados em 2.000 cestas básicas. 

Agora, na 5ª edição, foram incluídos nesta corrente solidária mais um setor fortemente impactado pela pandemia: os restaurantes. Para participar, eles devem passar a comprar os ingredientes utilizados em seu cardápio diretamente dos produtores da agricultura familiar. Então, funciona assim: o restaurante elabora um cardápio especial para a ação com a utilização destes ingredientes, o prato para duas pessoas custa R$ 45,00 e será entregue na casa dos compradores. A cada prato vendido, outro será doado para uma instituição que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.

A partir disso, a atividade pretende promover uma cadeia de comercialização de circuito curto e justo, beneficiando especialmente os produtores familiares envolvidos, as instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, além de divulgar os restaurantes que aderirem ao projeto.  

O coordenador do projeto, professor Tarcísio Gonçalves espera bons resultados com a realização do projeto. “Espero que a ação possa contribuir para fomentar uma cadeia de comercialização de alimentos curta e justa, incentivando e dando visibilidade a iniciativas neste sentido, divulgando os estabelecimentos participantes, além de promover a segurança alimentar, especialmente para os mais vulneráveis”, conta.

A compra dos pratos poderá ser garantida até a próxima quarta-feira (14), quando será encerrada esta etapa. As etapas de entrega dos pratos para a instituição beneficiada será na próxima sexta (16), e para os compradores ocorrerá no próximo sábado (17), entre 12h e 13h. Para maiores informações, os interessados em participar da atividade podem entrar em contato pela conta de Whatsapp da organização da Feira Solidária (https://wa.me/message/5PSAVSFEYEX6M1) ou pode acompanhar a sua realização através do Instagram (@feirasolidariarn).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha consciência do que você vai comentar.